sábado, 7 de janeiro de 2012

Sete dicas infalíveis para passar em concursos públicos

Nada de perder tempo de estudo com internet, ok? Em 2012, vamos manter o foco!
Bora começar o ano com o pé direito? Alguns especialistas analisaram os hábitos de estudantes aprovados nos primeiros lugares de vários concursos públicos. A partir dos hábitos comuns, o professor Alessandro Marques elaborou algumas dicas especiais para se chegar ao sucesso nos concursos públicos. É claro que não há receita de bolo para isso, mas são orientações interessantes e baseadas em pessoas que já conseguiram chegar lá. Então, confira as dicas para seguir em busca da sonhada e POSSÍVEL aprovação!
1. Ter foco – Ele é o início do sucesso. Definir o foco significa responder a duas perguntas:
  •   Em qual instituição você quer passar?
  •   Qual cargo?
O estudante de concursos precisa concentrar os esforços em um único objetivo. Quem se prepara para todos e não é aprovado em nenhum.
2. Planejar e agir – Um planejamento dos estudos ajuda a organizar o tempo, priorizar matérias mais importantes e até mesmo saber quanto tempo será preciso para estar preparado. E tão importante quanto planejar é seguir o plano.
3. Priorizar a qualidade em vez da quantidade – A maioria dos alunos se preocupa em ler a maior quantidade de páginas ao invés de aprender o que está estudando. Por esse motivo, ao ler algumas questões no dia da prova, lembra-se que estudou o que está sendo cobrado, porém não sabe responder. A dica é não passar para o tópico seguinte sem ter aprendido o que está sendo estudado. Pode gastar mais tempo, mas se cair aquele assunto na prova certamente o aluno acertará.
4. Trabalhar com resultados – Faça o máximo de provas e exercícios que puder. O mesmo com provas de concursos já realizados. Isso o ajudará a se acostumar com o momento da prova e com a tensão. Avalie os resultados, analise e meça seu desempenho, estabeleça metas de pontuação e compare-se somente com você mesmo.
5. Aprender a aprender – Busque se conhecer e saber a forma como você aprende melhor. Busque novas ferramentas, técnicas e metodologias de estudo e não descanse enquanto não atingir o seu melhor. Não existe matéria difícil, o que existe são matérias que você ainda não aprendeu a aprender.
6. Assumir a responsabilidade – Há duas frases para este hábito:
  • Você é 100% responsável pelos seus resultados.
  • A nota que você tira na prova é a nota que você mereceu tirar.
7. Ter confiança – Sem saber, infelizmente a maioria dos estudantes se prepara para ser reprovado. Não há sucesso sem confiança. Nunca teremos a certeza absoluta de que vamos conquistar nosso objetivo, porém, devemos sempre ter três pensamentos em mente:
  • Eu sou capaz de ser aprovado no concurso.
  • Eu mereço ser aprovado no concurso.
  • Eu acredito que vou ser aprovado no concurso.

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...