sábado, 28 de janeiro de 2012

Talvez esse seja o verdadeiro motivo da retirada do Megaupload do ar!

 Quando, na semana passada, o FBI tirou o site de compartilhamentos Megaupload do ar e gerou um verdadeiro caos na internet, o motivo alegado era de que o site estava envolvido em pirataria e também em lavagem de dinheiro. Apesar de ter causado revolta, muita gente sabia e usava o Megaupload para baixar filmes, músicas, entre outras coisas, piratas, o que dava uma certa base para a acusação. Mas agora, a coisa pode ser um pouco diferente.
Novas informações indicam que a acusação de compartilhamento ilegal de arquivos pode ser uma desculpa usada para encobrir algo um pouco mais complicado. Lá em dezembro do ano passado, quando o Megaupload teve aquele desentendimento com a Universal Music Group, uma nova revolução na forma de vendas de música online estava para ser lançada: o Megabox.


O Megabox seria um serviço cloud-based (baseado em computação em nuvem) que ofereceria à artistas uma forma de vender seu trabalho na internet diretamente para o consumidor, rendendo ao artista 90% do lucro total da venda. Além disso, o serviço pagaria ele próprio por algumas músicas para poder disponibilizar para os usuários sem custo nenhum. E empresas grandes como a Amazon e o Gracenote já tinham confirmado parceria nesse novo projeto. Em dezembro, o fundador do Megaupload Kim “Doctom” Schimtz disse ao TorrentFreak:
O Universal Music Group sabe que nós vamos competir com eles através de nossa nova empreitada chamada Megabox.com, que em breve vai permitir aos artistas a venda direta aos consumidores, enquanto mantém 90% do lucro.”
Nós temos uma solução chamada Megakey (Megachave), que irá permitir aos artistas a receber lucro de usuários que baixarão músicas de graça. É isso mesmo, vamos pagar os artistas até mesmo por downloads gratuitos. O modelo de negócio da Megakey foi testada com mais de um milhão de usuários, e funciona!
Se a informação for verdade, podemos estar diante de uma tentativa muito grande de monopólio por parte das grandes gravadoras, tentando a todo custo censurar quem ameace tirar isso delas. Ainda não quero afirmar isso com certeza, e espero estar errado. Com o monopólio, quem ganha são somente as gravadoras, e quem perde, e muito, somos nós consumidores.


0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...