quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O GATO DE CHESHIRE

Martin Gardner, autor da "Alice Comentada" diz que foi "informado" de que há uma passagem no Talmud que diz: "Se não sabes para onde vais, qualquer caminho te levará lá".
Na verdade não fui ao Talmud conferir, mas, seja como for, o Gato de Cheshire também responde exatamente isto a Alice, num dos diálogos mais famosos, de "Alice no país das maravilhas"
Trecho:
"Se tivesse crescido, disse ela para si mesma, "teria sido uma criança horrorosa; mas como porco é bem jeitosinho, eu acho. "E começou a pensar sobre outras crianças que conhecia que ficariam muito bem como porcos, e bem na hora em que estava pensando "se ao menos alguém soubesse a maneira correta de transforma-las" teve um ligeiro sobressalto ao ver o Gato de Cheshire sentado no galho de uma árvore a alguns metros de distância.

Ao ver Alice, o gato só sorriu. Parecia amigável, ela pensou; ainda assim, tinha garras muito longas e um número enorme de dentes, de modo que achou que devia trata-lo com respeito.
"Bichano de Cheshire", começou, muito tímida, pois não estava nada certa de que este nome iria agrada-lo; mas ele só abriu um pouco mais o sorriso. "Bom, até agora ele está satisfeito", pensou e continuou: "Poderia me dizer, por favor, que caminho devo tomar para ir embora daqui?"
"Depende bastante de para onde quer ir", respondeu o Gato.
"Não me importa muito para onde", disse Alice.
"Então não importa que caminho tome", disse o Gato.
"Contanto que eu chegue a algum lugar", Alice acrescentou à guisa de explicação.
"Oh, isso você certamente vai conseguir", afirmou o Gato, "desde que ande o bastante".
Como isso lhe pareceu irrefutável, Alice tentou uma outra pergunta. "Que espécie de gente vive por aqui?"
"Naquela direção", explicou o Gato, acenando com a pata direita, "vive um Chapeleiro; e naquela direção", acenando com a outra pata, "vive uma Lebre de Março. Visite qual deles quiser: os dois são loucos."
"Mas não quero me meter com gente louca", Alice observou.
"Oh! É inevitável", disse o Gato; "somos todos loucos aqui. Eu sou louco. Você é louca."
"Como sabe que sou louca?" perguntou Alice.
"Só pode ser", respondeu o Gato, "ou não teria vindo parar aqui".

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...