terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Os melhores guitarristas de rock da história

jimi hendrix 150x150 Os melhores guitarristas de rock da históriaFala galera! Dessa vez abordaremos uma matéria sobre os melhores guitarristas de rock  de todos os tempos, não será uma tarefa fácil, é claro, pois uma série de fatores como a “virtuosidade”, feeling, técnicas, relevância histórica e sucesso interferem num julgamento sobre os melhores guitarristas de rock. Embora alguns rankings por aí sobre os melhores guitarristas de rock leva-se mais em conta o marketing do que o talento em sí, nós tentaremos ser justos. E claro, qualquer ranking que não seja baseado num dado estatístico exato possui o seu grau de polêmica, pois soa meio ridículo dizer que tal guitarrista é o 12° e o outro 13°. Mas então vamos ver os melhores guitarristas de rock da história!




1.  Jimmy Page
jimmy page biography 150x150 Os melhores guitarristas de rock da históriaSem dúvidas talvez o guitarrista mais copiado da história. Jimmy Page tem facilmente o seu lugar assegurado no panteão da música entre os grandes guitarristas  por seu incrível papel de diretor musical, produtor e tudo que envolve sobre os guros chamados de Led Zeppelin. A sua fúria baseada no blues sendo muito bem trabalhado nos hinos como “Whole Lotta Love,” “Communication Breakdown” e “Rock And Roll” deu uma grande contribuição para a origem do heavy metal. A sua genialidade no entanto, estava na incrível capacidade de expandir os parâmetros do gênero ao incluir elementos de folk tradicional inglês, reggae, funk, rock e a música árabe clássica. O Jimmy Page não tem tantas skills como Steve Vai ou Edward Van Halen, mas mesmo os melhores guitarristas de rock tiveram a sua capacidade de igualar a sua inquieta imaginação ou sua visionária abordagem sobre uma orquestração da guitarra.

2. Jimi Hendrix
jimi hendrix 150x150 Os melhores guitarristas de rock da históriaO nome dispensa comentários. É o guitarrista mais famoso do mundo. Amplamente reconhecido como um dos músicos mais criativos e influentes do século 20, Jimi Hendrix foi pioneiro nas possibilidades explosivas da guitarra elétrica. Jimi Hendrix teve o seu estilo inovador der tocar guitarra que combinava o fuzz, o feedback e a distorção controlada que criaram uma nova forma na música. Tudo isso porque o Jimi Hendrix era incapaz de ler ou escrever música. A sua carreira foi muito meteórica para os padrões da época, tudo em apenas curtos 4 anos. Sua linguagem musical continua a influenciar uma série de músicos modernos, de George Clinton para Miles Davis e Steve Vai para Jonny Lang. Considerado para muitos, como o deus da guitarra! Sendo assim, fica impossível de excluí-lo ao menos entre os 3 melhores guitarristas de rock ou geral da história.

3. David Gilmour
david gilmour 150x150 Os melhores guitarristas de rock da históriaUmas das coisas que tornam o Gilmour verdadeiramente notável é a sua incrível capacidade de casar dois gêneros aparentemente contraditórios, o blues e o rock progressivo. Um dos sucessos mais inusitados em que se pode ouvir esse exemplo é na música “Money” dos semi-deuses Pink Floyd do álbum ‘Dark Side Of The Moon’. Enquanto a música começa, Gilmour lentamente constroi uma delicada rede de  efeitos de guitarra, com uma série de grande carga emocional, e solos mergulhados em vibratos, e um rico e impecável fraseado que recorda o B.B. King. David Gilmour tem a rara capacidade no rock de unir o lado cerebral da música com o lado emocional. Com formas muitas vezes simples de se expressar na guitarra, unindo técnicas com instintos.

4. Eric Clapton
Clapton1MOS 468x590 150x150 Os melhores guitarristas de rock da históriaEric Clapton já inventou e se reinventou uma dezenas de vezes: Exemplos como Having a Rave Up com a banda Yardbirds; Holy Father of the Anglo-blues com Bluesbreakers; improvisações geniais com o Cream; um verdadeiro camaleão musical para cada ocasião musical. Em 1965, Clapton com 20 anos de idade, já era uma lenda. Ele introduziu o blues para as massas, interpretando e atualizando o que era desconhecido até então para a geração do rock. O interessante em Eric Clapton é que embora ele seja conhecido como bluesman, de pé no canto do palco e expondo as suas feridas psíquicas para as massas, os seus maiores sucessos não tinham vínculo com o blues, como nas memoráveis canções “Layla” e “Tears In Heaven”. Mas mesmo assim isso já foi o suficiente para fincar o pé entre os melhores guitarristas de rock da história.

5. Jeff Beck
jeff beck live 21 150x150 Os melhores guitarristas de rock da históriaGeoffrey Arnold Beck é um dos três guitarristas que se iniciaram com a banda The Yardbirds. Os outros 2 guitarristas eram nada mais nada menos do que o Jimmy Page e Eric Clapton. Beck ganhou quatro prêmios Grammy de Melhor Performance de Rock Instrumental e foi introduzido no Rock And Roll Hall Of Fame em abril de 2009. Beck tem uma grande variedade de estilos como o blues, rock, heavy metal e jazz fusion. Apesar de Jeff Beck ser considerado como um dos grandes guitarristas de todos os tempos, ele não foi capaz de estabelecer o sucesso comercial de alguns dos seus companheiros de banda. Talvez também o fato de não cantar prejudicou um pouco, mas isso em nada tira o brilho esse que é um dos guitarristas mais influentes de todos os tempos, e um dos melhores guitarristas de rock.

6. Chuck Berry
chuck berry 150x150 Os melhores guitarristas de rock da históriaChuck Berry fundiu o blues e o country, junto com um espirituoso olhar adolescente rebelde em canções que influenciaram praticamente todos os músicos do rock na sua esteira. Em seu melhor trabalho, gravado principalmente em meados dos anos de 1950, Berry correspondeu com algumas das letras mais ressonantes e espirituosas para a música, com um fundo inspirado no blues e no country como elemento principal. Berry apresentou o prestigiado Kennedy Center Honors Award em 2000, o presidente Bill Clinton elogiou-o como “um dos músicos mais influentes do século 20.” Berry continua em turnê pelo mundo, às vezes com colegas do rock clássico como Jerry Lee Lewis e Little Richard, e se mudou para Ladue, Missouri- EUA, perto de St. Louis, onde se apresenta regularmente no bar e restaurante Blueberry Hill.

7. Duane Allman
DuaneAllman 150x150 Os melhores guitarristas de rock da históriaDuane Allman a.k.a “Skydog” foi um dos guitarristas de rock mais influentes de sua geração, e claro, um dos melhores guitarrista de rock da história. Ele começou a tocar guitarra quando tinha 13 anos e imediatamente tornou-se apaixonado por ela. Duane é mais conhecido por seus incríveis licks & slides de guitarra enquanto tocava com a sua banda em família chamada de – The Allman Brothers, na qual transformou a música em poesia. Várias de suas músicas encorporavam a sua rebeldia e uma alma escura, tanto pela sua banda, quanto em interação com guitarristas como Dickey Betts em pedaços de shows como em “Whipping Post”. Duane faleceu pouco antes de seu 25° aniversário em um horrível acidente de moto, mas mesmo nessa morte prematura, isso já foi o suficiente para consagrá-lo entre os melhores guitarristas de rock.

8. George Harrison
george harrison 2 150x150 Os melhores guitarristas de rock da históriaQuando George Harrison dedilhou seu primeiro acorde durante a sua aparição histórica no programa Ed Sullivan há 44 anos com os Beatles, tornou-se então um catalisador para a metamorfose da guitarra elétrica como instrumento de cordas que extravasava as emoções dos adolescentes. E com a visão de pessoas como Gretsch e Rickenbacker, isso não prejudicou as vendas, e sim tornou-se um fenômeno. Harrison jamais foi um guitarrista tão virtuoso como os outros listados acima, mas ele foi um inovador, sempre empurrando ao limite a capacidade de tirar um som de estúdio com os equipamentos “rudimentares” da época. Ao contrário dos Beatles como um todo, Harrison jamais ficou sentado somente em um mesmo rítmo confortável, ele percorreu por vários espectros musicais como o country, psicodelias ocidentais e passando por sons mais serenos e sempre se reinventando. À vezes é um guitarrista não lembrado, mas com certeza é um dos melhores guitarristas de rock!

9. Stevie Ray Vaughan
Stevie+Ray+Vaughan+srv1 150x150 Os melhores guitarristas de rock da históriaEsse é o cara. Além de estar entre os melhores guitarristas de rock, poderia ser qualificado também entre os melhores guitarristas de blues (na verdade o blues é a sua principal casa). Vaughan aprendeu guitarra e começou a tocar em bandas de rock quando tinha 12 anos de idade. Vaughan era conhecido por seus acalorados tons de rock blues, ele usava cordas muito pesadas em sua guitarra que tinham calibre de 13 a 58. Ele nomeou em uma de suas guitarras Fender de  “Lenny”, mais tarde esta guitarra foi vendida em 2004 por $629,500. Stevie Ray Vaughan foi morto em um acidente de helicóptero em 1990 enquanto estava em turnê com Eric Clapton. Milhares de pessoas compareceram ao funeral, incluindo Stevie ZZ Top, Bonnie Raitt, Stevie Wonder e Jackson Browne. As suas músicas tornaram-se ainda mais conhecidas desde então, era uma figura carismática e influente.

10. Edward Van Halen
EddieVanHalen 150x150 Os melhores guitarristas de rock da históriaPara um incontável número de guistarristas ​​ao redor do mundo, a história pode ser facilmente dividida em duas eras distintas: pré-Van Halen e pós-Van Halen. E tudo começou com uma faixa instrumental explosiva cronometrados em rápidos 1:42 em “Eruption”, pela banda Van Halen em seu álbum de estréia. Para a época, era muito difícil de acreditar que apenas um homem, um instrumento, um take e sem overdubs conseguiria reproduzir uma maravilha daquelas. Eddie patenteou o tapping com as duas mãos no braço da guitarra e todos ficaram boquiabertos. Podemos dizer que o Eddie Van Halen é o cara que deu origem a expressão fritar na guitarra. E para muitos, não colocá-lo entre os melhores guitarristas de rock seria um sacrilégio.

11. Pete Townshend
8b3c26d5f229e656e5024260d510ee0c 150x150 Os melhores guitarristas de rock da históriaEsse guitarrista é uma figura! O famoso guitarrista do The Who, assim como a banda, o Pete Townshend foi o primeiro guitarrista na história a por o elemento “raiva” em seu instrumento, com elementos bem contrastantes em relação a bandas como o Beatles. As faixas como  “Young Man Blues” e “The Real Me” mostram bem isto, um guitarrista aos seus limites. Podemos dizer que assim como The Who, Pete Townshend foram os embriões do Punk, Heavy Metal e Hard Rock. Além disso, gostaria de lhes apresentar um solo muito emocional e sincero onde o Pete tira em “Love Reigns O’er Me”. Pete, está em uma categoria própria, um verdadeiro punk e jamais poderá ser esquecido entre os melhores guitarristas de rock da história.

12. Keith Richards
wear rock stars used guitar strings keith richards 150x150 Os melhores guitarristas de rock da históriaKeith Richards é considerado por muitas pessoas,  o maior guitarrista base de todos os tempos. Richards é o membro fundador de uma das maiores bandas de rock da história – The Rolling Stones. Richards, por vezes, fica esquecido como um dos grandes nomes da guitarra, talvez por ele predominantemente tocar guitarra base e não solo, mas seu trabalho de guitarrista base foi uma grande influência para a composição, estilo e performances ao vivo dos Stones ao longo da sua carreira estrelar.

Vamos ver então outros nomes que não podem ficar de fora da lista entre os melhores guitarristas de rock da história!

Melhores guitarristas de rock – 13° Ritchie Blackmore (Deep Purple, Rainbow, Blackmore’s Night)
Melhores guitarristas de rock – 14° Robert Fripp (King Crimson, session work, solo)
Melhores guitarristas de rock – 15° Steve Howe (Yes, Asia, the Syndicats, solo)
Melhores guitarristas de rock – 16° Brian May (Queen, solo)
Melhores guitarristas de rock – 17° Carlos Santana (Santana, solo)
Melhores guitarristas de rock – 18° Gary Moore (Thin Lizzy, Colosseum II, solo)
Melhores guitarristas de rock – 19° Alex Lifeson (Rush)
Melhores guitarristas de rock – 20° Steve Vai (Frank Zappa, Alcatrazz, David Lee Roth, Whitesnake, solo)
Melhores guitarristas de rock – 21° Steve Morse (Dixie Dregs, Deep Purple, solo)
Melhores guitarristas de rock – 22° Tony Iommi (Black Sabbath, solo)
Melhores guitarristas de rock – 23° Frank Zappa  (Mothers Of Invention, solo)
Melhores guitarristas de rock – 24° Billy Gibbons (ZZ Top)
Melhores guitarristas de rock – 25° Slash (Guns N’ Roses, Slash’s Snakepit, Velvet Revolver, session work)

Fonte: PortalMusica

1 comentários:

  1. Eu toco guitarra...n como eles claro, mas posso dizer, ta ai uma lista boa com certeza!! =)
    desculpa pelo primeiro comentario...excluir sem querer!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...