terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Algumas dicas sobre "churras"

O churrasco pode ser definido como “o preparo de carnes sobre o calor do carvão em brasa, em espeto ou grelha”. O que também é uma ótima oportunidade para reunir os amigos e a família para apreciar uma excelente refeição. Portanto, compartilho algumas dicas para você fazer bonito e garantir uma saborosa refeição.
dicas de como organizar um churrasco
Basicamente, existem churrasqueiras feitas de alvenaria e as portáteis. No Brasil principalmente na região sul as pessoas já incluem churrasqueiras de alvenaria na planta de suas casas. Estas são revestidas com tijolos refratários. Uma boa churrasqueira de alvenaria deve ter a parte de trás e as laterais fechadas para formar uma espécie de forno a fim de concentrar o calor. Outro ponto importante que devemos observar é que a churrasqueira não deve deixar escapar fumaça pela parte da frente e deve fornecer fácil manuseio dos espetos, assim como o uso de grelha ou chapa, deve ser de fácil limpeza e com um tamanho adequado a família ou grupo que irá partilhar deste prazer. Tome cuidado se você decidir colocar pedra de granito na parte frontal da churrasqueira. Apesar de bonito, a mesma aquece muito e poderá queimar seu braço em um momento de distração.

Em uma churrasqueira com essas características, é possível assar carnes colocando as peças a uma distância maior do braseiro e grelhar colocando mais próximas. A definição é simples: grelhados ocorrem quando colocamos a carne a uma distância de aproximadamente 20cm da brasa, sobre grelha ou espeto. Acima desta altura as carnes são assadas, em um processo mais lento. Claro que estas distâncias podem variar conforme estiver arrumando o braseiro. Grelhe porções pequenas, algo em torno de 400 à 600g  e asse peças grandes acima de 1kg. Lembre- se de descontar da porção o peso do osso.

Se você comprar uma churrasqueira portátil, escolha uma que tenha a estrutura bem firme, que seja fácil de montar e limpar. É importante que ela tenha várias regulagens de altura, permita assar diferentes tipos de carnes e controlar a temperatura do cozimento. Existem hoje vários tipos de churrasqueiras portáteis no mercado, seja ela a gás, elétrica ou a carvão o importante é ler o manual de instruções antes do uso. Depois de terminar o churrasco, limpe bem e seque a churrasqueira, pois o calor muitas vezes queima a camada de tinta protetora e se você se descuidar em pouco tempo ela ficará toda enferrujada.

A churrasqueira deve estar em um local agradável da casa, onde todos se sintam confortáveis e possam ficar juntos. O local deve ser coberto, fresco e arejado, porém abrigado do vento. É importante ter uma bancada com pia próxima à churrasqueira para que o churrasqueiro possa trabalhar com tranqüilidade e higiene. Tenha sempre a mão um paninho, toalha, e sabonete. Lave as mãos com freqüência, pois é uma boa pratica de higiene.

A forma típica de assar carne no sul, e considerada a origem do processo de churrasquear, é o fogo de chão. Os espetos utilizados para o fogo de chão são feitos de galhos de madeira, sendo largos e compridos, com pontas afiadas. Se você quiser fazer um churrasco em fogo de chão, tome cuidado com o tipo de madeira que você escolher, pois já houve casos de intoxicação grave de pessoas que utilizaram espetos feitos com plantas tóxicas como a espirradeira e a primavera. Uma dica é observar se a planta tem látex ou seiva branca. A maioria das plantas com estas características é tóxica e não deve ser usada no preparo da carne.

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...