segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A melhor estratégia do mundo para passar no vestibular

 Levando-se em conta a diversidade de métodos com os quais os alunos podem lidar de maneira satisfatória com técnicas de estudo, procuramos achar uma que pudesse se encaixar com perfeição no dia a dia da maioria dos candidatos, daí a "melhor técnica do mundo", por ser flexível o bastante para que possa permear o lado técnico e organizacional dos estudos da maioria dos vestibulandos.

O processo de estudo para o vestibular, passa por duas noções básicas: a noção local e a noção global.



Noção local

É o que se deve fazer no dia a dia para se criar uma organização. Levando-se em conta o sábado e o domingo livres, tem-se 30 minutos de estudo ininterrupto e absolutamente focado para cada matéria com 5 minutos de descanso entre cada matéria estudada.

Esse ainda não é um método ideal, pois, apesar de muitos professores e estudiosos da área afirmarem que é necessário uma organização desse tipo, até mesmo para dar uma certa folga ao cérebro e conseguir levar um dia inteiro de estudos com relativa tranquilidade, dentre os bons estudantes é difícil achar um que interrompa seus estudos quando está focado no assunto. O tempo passa rápido e o estudo, indiscutivelmente, rende satisfatoriamente.


----- (Café da manhã)

8:00h: 1ª matéria da manhã (Biologia)
8:35h: 2ª matéria da manhã (Física)
9:10h: 3ª matéria da manhã (Literatura)
9:45h: 4ª matéria da manhã (Química)
10:20h: 5ª matéria da manhã (Redação)
10:55h: 6ª matéria da manhã (Matemática)
11:30h: 7ª matéria da manhã (História)

----- (Almoço)

13:00h: 1ª matéria da tarde (Física)
13:35h: 2ª matéria da tarde (Geografia)
14:10h: 3ª matéria da tarde (Química)
14:45h: 4ª matéria da tarde (Língua Estrangeira)
15:20h: 5ª matéria da tarde (Matemática)
15:55h: 6ª matéria da tarde (Biologia)
16:30h: 7ª matéria da tarde (Redação)

----- (Café da tarde)

18:00h: 1ª matéria da noite (Matemática)
18:35h: 2ª matéria da noite (História)
19:10h: 3ª matéria da noite (Química)
19:45h: 4ª matéria da noite (Geografia)
20:20h: 5ª matéria da noite (Física)
20:55h: 6ª matéria da noite (Redação)
21:30h: 7ª matéria da noite (Biologia)

Teoricamente, é uma divisão que beira à perfeição, porém, é claro que dificilmente um aluno conseguirá seguir à risca o planejamento, seja qual for. Este, por exemplo, já deve ser moldado caso o aluno faça cursinho, trabalhe ou tenha qualquer outra atividade que necessite dispor de um de seus turnos. Mas, mesmo que não seja seguido à risca, esse planejamento é um bom molde para a adaptação ao dia a dia de cada um.

O mais interessante é que se tenha uma organização que leve à divisão de tarefas em determinado período do dia, assim nenhum conteúdo fica sem ser visto, o que é de grande importância para o Enem.

Por falar em Enem, porém, lembre-se sempre de três pontos fundamentais:

1 - A nota da redação pode ir até 1000, portanto, fica a cargo dela, praticamente, definir quem conquista ou não a vaga.

2 - A nota da prova de matemática vai fazer sua média aumentar significativamente, então, gostando ou não da matéria, dedique-se para acertar o maior número de questões possíveis dentre as 45 da prova.

3 - Muitas universidades dão peso para determinadas provas. Normalmente a redação e mais uma prova relativa à área do curso escolhido recebem peso dois.

Noção global

A noção global simplesmente ter a percepção de o longo prazo dá conta de mostrar verdadeiras façanhas. Se você se julga incapaz de ler satisfatoriamente um livro de 1000 páginas, experimente ler 20 páginas por dia. Logo logo estará naturalmente lendo muito mais e, como que de repente, terá terminado.

Estudar para o vestibular e Enem não é mais do que isso: persistência, valorização do estudo diário e a percepção de que valeu a pena.

- As vantagens de estudar por conta própria
- A importância da leitura para o vestibular
- Horário de estudos completo: para se dar bem nos vestibulares mais concorridos

Até mais!

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...