segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Sim! Nós temos amiguinhos Aliens!

Há mais ou menos mil anos-luz de distância, em um sistema com uma estrela parecida com o Sol, a Nasa descobriu os primeiros exoplanetas com o tamanho da Terra. [O que são exoplanetas?] São todos os planetas fora do nosso Sistema Solar. No caso, a agência americana busca por eles com sua missão Kepler, e a mais recente descoberta se deu no sistema Kepler-20, composto de cinco corpos orbitando a estrela.

Os planetas Kepler-20b, Kepler-20c e Kepler-20d já eram conhecidos e possuem um tamanho entre o da Terra e o de Netuno. O que intrigou os pesquisadores foi o fato de localizar, entre estes grandes corpos, dois pequenos exoplanetas rochosos. O Kepler-20e e o Kepler-20f possuem tamanho muito semelhante ao da Terra: o primeiro é pouco menor do que Vênus.

[Preciso falar: Esses americanos não tem criatividade alguma para nomear coisas...]

A parte curiosa da história é que, no nosso Sistema Solar, os mundos rochosos, pequenos, orbitam mais próximos ao Sol, enquanto os gigantes gasosos estão mais distantes. No Kepler-20, no entanto, há uma alternância: um planeta grande, um pequeno, um grande, um pequeno e um grande. Os cientistas acreditam que essa característica indica que os corpos não se formaram no sistema, mas sim migraram para lá.

Continuando... Os dois exoplanetas recém-descobertos estão muito próximos da estrela e, portanto, considerados fora da "zona habitável" - o local no qual as temperaturas permitiriam a existência de água líquida na superfície. O Kepler-20e é o segundo planeta do sistema mais próximo da estrela.

[Mais um fato engraçado: Cientistas da Nasa acham que só existem seres humanos espalhados por aí. Toda descoberta que eles fazem é procurando locais habitáveis por pessoinhas que seriam teoricamente bem parecidos com a nossa raça, com mesmos hábitos e necessidades. Isso sim é surpreendente, cientistas que não conseguem pensar fora da cápsula padrão! Ai ai...]

A missão Kepler descobre planetas de forma indireta, medindo diminuição do brilho das estrelas quando corpos passam em sua frente. Justamente por isso, encontrar um corpo pequeno, de tamanho similar ao da Terra é tão difícil. Para haver uma confirmação, é preciso detectar pelo menos três passagens, atualmente a sonda monitora mais de 150 mil estrelas e já descobriu mais de 2.300 candidatos a planetas.

[Legal se eles estão estrategicamente localizados para ano que vem meter o pau na gente... Vai rindo, vai rindo!]

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...