terça-feira, 13 de março de 2012

A decadência da blogosfera brasileira!

 Hoje um artigo muito polêmico que está repleto de verdades que muitos blogueiros gostariam que permanecessem ocultas.

Atenção: Esse artigo contém verdades e se você não gosta disso, então, por favor, não se dê ao trabalho de ler, pois esse artigo é destinado às pessoas que prezam pela informação.

Se você é internauta há um tempo médio, então provavelmente deve ter percebido essa avalanche de blogs que surgem todos os dias e também deve ter notado que grande parte dos blogs mais antigos e conhecidos decaíram em questão de qualidade nas postagens. Uma pesquisa cautelosa nos comprova que, diariamente, mais e mais pessoas decidem abrir suas próprias páginas, e assim o numero de blogs continuam a crescer de maneira assustadora, mas quantidade nunca foi sinônimo de qualidade não é? - Boa parte dos blogs novos são apenas impulsos de seus criadores, pois após algum tempo os mesmos deixam seu(s) blog(s) abandonados, sem postagens e sem satisfação alguma. E os blogs “grandes”? Boa parte desses mais conhecidos estão pobres quando se fala em qualidade nas postagens, por falta de tempo ou simplesmente por preguiça. Tudo bem... É só isso? Não, vamos aprofundar esses assuntos nos tópicos a seguir e após ler, tenho certeza que você verá certos blogs de maneira diferente. Segue abaixo os fatos que mostram claramente que a blogosfera está em estado de decadência:

• Kibagens (plágio)
 Aqui está um dos principais fatores que nos levam a atual decadência da blogosfera. Quando a gente tem visibilidade na internet com posts originais e de qualidade, posts que você se esforça para criar um conteúdo original... Vem um blogueiro que simplesmente da um CTRL+C e CTRL+V sem ao menos dar o crédito ao autor ou blog original. Isto aí se chama PLÁGIO! Atualmente vários blogueiros parasitas conseguem se promover e muito apenas usando o trabalho alheio, triste isso, mas é um fato e inclusive nosso blog já foi vitima inúmeras vezes. Gostaria de ver o que seria de muitos blogs se tivessem que parar com as kibagens...

• Todo santo dia surge um blog novo de tirinhas de memes.
Originalidade: Zero! O cara cria a porra do blog e começa a copiar de blogs consolidados como: Ah negão, Trollando, Fail Wars e etc. E faz uma traduçãozinha aqui e ali, e pronto, com tempo o tal blogueiro decide criar alguma tirinha, mas não consegue a audiência no blog, então após 3 meses no maximo, ele encerra a porra blog cheio de frustração e revolta por que não conseguiu fazer sua “brilhante idéia” ser um sucesso. Marcos Lemos, dono do Ferramentas blog disse em um de seus artigos: Não crie um blog se você não tem o que dizer!   - Se for criar um blog, seja relevante, seja original!

• Os Agregadores de links geralmente dão maior destaque a: Tirinhas, Imagens engraçadas e Fofocas de famosos retardados e dificilmente valorizam aquele artigo que você dedicou varias horas escrevendo, independente da qualidade e do nível do seu artigo, será difícil ele ter o destaque que merece. (Acredito que o objetivo dos Agregadores DEVERIA ser valorizar as melhores postagens da blogosfera, mas infelizmente não é que se vê com freqüência.) – Não é sempre, mas uma vez ou outra dá pra ver conteúdos de alto nível nos agregadores.

• Os blogs “grandes” e seus egos inflados
Os tais blogs grandes (maioria, não são todos) retêm os visitantes e não fazem novas parcerias, impedindo assim que projetos incrivelmente promissores se desenvolvam, talvez seja medo de perder seus leitores para novos blogs que possam vir a se tornar melhores. Sei que se houvesse melhor distribuição de visitas seria algo bom pra todos.

• Cerca de 90% dos leitores de blogs prefere ler uma tirinha de memes a ler um artigo de qualidade, por isso cada vez mais os blogs que produzem artigos estão sumindo e as tirinhas de memes estão se disseminando em todo lugar, como vírus se espalhando pelo corpo da internet, blogs, redes sociais e até mesmo nos e-mails, ta foda isso. Não entenda errado, eu não tenho nada contra as tirinhas ou contra os blogs de tirinhas, pelo contrario alguns com originalidade como os citados acima tem ALGUMAS tirinhas que possa dizer que são engraçadas. Sou contra a idiotice das pessoas... Se você é um dos que toda vez que entra na internet, vai ler tirinhas e passa o tempo todo nisso, me desculpe você é um retardado(a)! [Estamos na era dos retardados digitais.]

 A queda de qualidade na blogosfera é apenas um reflexo do gosto dos leitores de blogs, se os leitores apreciam a merda, então por que um blogueiro deveria se empenhar pra trazer algo de qualidade?



“A única vantagem que conseguimos ver nos Memes é a criação de linkbuilding. Fora isso, os memes servem apenas para você escrever coisas que seus leitores não querem ler, alimentar conceitos que não servem para nada e indicar outros blogs de uma forma amadora e ridícula. Se você pretende indicar outros blogs, crie uma rotina que vá de encontro à audiência do seu blog. Faça um artigo mensal com a indicação de outros blogs e conteúdos de outros blogs, mas faça-o de uma forma profissional e sempre contextualizada com a sua audiência alvo. Memes, selos, indicações e coisas afins são ridículas e não servem para nada mais do que entupir a blogosfera com conteúdo fútil e irrelevante!” – Trecho do artigo: 12 coisas que você NUNCA deverá fazer no seu blog!

“Tem gente que me xinga, mas blog de humor que so tem tirinha de meme não é blog. Blog mesmo é o do Morróia.” – Comentário no artigo: Mais polêmico que Mamilos

Pretendo encerrar por aqui, ou não, depende do nível de repercussão que esse artigo ira gerar. Enfim eu gostaria de deixar claro que nós do Mundo DSE continuaremos comprometidos em ser diferencial, trazendo sempre qualidade e inovação, muito diferente do se vê por ai, esses blogs que crescem usando trabalho dos outros, seja plagio, traduções ou reciclagem de conteúdo.

-Aposto que muitos blogueiros e leitores diversos não terão coragem de comentar isso, mas se você concorda ou não, não importa, mas ajude a fazer uma blogosfera de qualidade, curta, tweet e link esse post.


Abraço.

Fonte: MundoDSE

3 comentários:

  1. Quando comecei meu blog, em 2010, eu não fazia tirinhas. Tinha textos e piadas feitas por mim mesmo... em alguns dos posts eu pegava algumas noticias bizarras e comentava sobre. Como não tinha experiência e o pessoal que acessava não pareceu gostar muito da idéia o blog morreu.

    Ano passado eu "ressuscitei" o blog. Mas dessa vez apelei para as tão famosas tirinha de memes. De inicio eu criava minhas próprias tirinhas. Mas, como era de se esperar, todo mundo falava que eu tinha copiado de algum lugar (mesmo as tirinhas que eu criava semanas antes de aparecer em algum blog grande).

    Com o tempo, e talvez desanimo, para não deixar o blog morrer novamente, resolvi apelar para a tradução de tirinhas. Ainda crio minhas próprias e estou trabalhando para criar personagens próprios para o blog. Mas sei que o que o pessoal acessa e vê mesmo são tirinhas memes (cujo nome certo é rage). As traduzidas fazem mais sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Continuando:
    Quanto a traduções de tirnhas e postagens, não da pra citar blogs que dão bons exemplos. Os próprios blogs que você citou no seu artigo são blogs que traduzem tirinhas de Thumblrs ou sites internacionais (como 9gag e reddit). No caso do Ah negão, ele mesmo fala em seu blog que ele traduz as tirinhas. Enfim. o que temos dentre os blogs de tirinhas hoje é um monte de postagens repetidas pois todos eles traduzem dos mesmos lugares.

    ResponderExcluir
  3. continuando (parte 3 XD):
    Mesmo traduzindo tirnhas, não é um trabalho fácil. Muitas vezes castamos horas (quase o dia todo) para encontrar 3 ou 4 tirinhas criativas e originais. nos aventuramos pela "vote" page do 9gag, fuçamos pelo reddit e 4chan. Tudo isso para daqui a dois dias um blog grande pegar essas imagens da "hot" page e postar. Então vem pessoas e dizem: "Você copiou!" Sem olhar a data nem nada. E todas as horas que passamos correndo atras de imagens boas pra traduzir e postar para nossos leitores vai por água abaixo.

    É IMPOSSÍVEL alguém criar entre 5 a 15 tirninhas engraçadas e originais todos os dias!

    Mal vejo a hora de ter tempo pra desenhar minhas tirinhas do "A vida é Sux" (meu personágem próprio que NÃO é com os memes do momento).
    Enfim eu concordo com você e sei o quão é dificil encontrar um blog original hoje em dia e o quão dificil é manter a originalidade de um blog.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...